domingo, 11 de março de 2012

KASABIAN - Kasabian



Por Doris Borel

Melhor música do CD: L.S.F (Lost Souls Forever)

Escute o CD quando: você quiser um rock eletrônico pra entrar em outra dimensão

Prepare-se, quando você ouvir este álbum você vai viajar. Kasabian vai levar você para outro planeta, ou para uma balada à noite, em que você vai estar dançando na pista de olhos fechados com a luz negra brilhando em você.  Ou talvez vai fazer você se sentir andando de skate, em uma tarde sem sol. Feche os olhos, ligue o som bem alto e deixe o cd rolar. 

Eu simplesmente viciei. É o primeiro álbum do Kasabian e eu adoro quando a banda arrebenta de primeira.  Ele é um cd que combina mais com a noite, mas dá pra ouvir em qualquer hora do dia. É um álbum que desperta sensações. Exceto pela U Boat (que é a última faixa), gosto de todas as músicas.

Sobre algumas faixas (e as sensações):

Processed Beats: Quando eu escuto essa eu sinto que estou em uma rua vazia, num final de tarde sem sol andando de skate, com direito a camisa xadrez, calça larga e todo o resto.
Reason is Treason: Dançando sozinha na pista cheia, com a luz negra e luz verde brilhando, e o drink na mão.
I.D.: A música começa meio esquisita, mas aguenta que ela vai levar você longe. Viagem pura.
Orange: Expedição à Marte
L.S.F (Lost Souls Forever): Foi através dessa música que eu cheguei no álbum. Em uma versão do Mark Ronson fiquei curiosa pra saber de quem era o original, e voilà. Você vai querer dançar e ouvir a música de novo.
Running Battle: É noite, está frio e estou sozinha na rua, sem saber o que posso encontrar no caminho. Para onde você foi?
Cutt Off: a flautinha é demais e a batida é muito boa. Me se senti num filme!
Butcher Blues: deite no sofá, apague a luz e deixa rolar.

Por Ernesto


Para um devoto do grunge como eu, este “novo” Rock´n´roll nascido nos anos 2000 soa estranho nas primeiras notas. Efeitos eletrônicos, distorções vocais...Muitos enfeites... Eis um sinal dos tempos. Típico comentário de velho. Não há como negar, a música muda assim como o mundo. Sem preconceitos, encaremos o que há de novo.

Kasabian é a trilha sonora perfeita para um thriller policial cult. Sabe aquele roteiro de filme com perseguições, cenas cortadas, efeitos Matrix. Takes noturnos, boates, neon. Fumaça, muita fumaça. Ecos, sirenes. Corra!

Este não é um álbum apenas pra deixar rolar. Deve-se entrar no clima. Mas cuidado se o ambiente não permitir excessos. Você será rapidamente notado. Na mesa do trabalho? Nem pensar! No carro? Arriscado demais.

Se a música tem o poder de transportar o ouvinte pra qualquer lugar, Kasabian é o nosso ônibus espacial. Não se preocupe com a altura, apenas aproveite a viagem. Se tudo der certo a gente volta.

A música eletrônica tem esta qualidade. É capaz de criar atmosferas diferenciadas. Talvez por ativar nosso inconsciente ou por acessar locais no nosso cérebro que não utilizamos no dia-a-dia. Vai saber. E a maneira de unir elementos eletrônicos com instrumentos musicais é a fórmula mágica para que o som não pareça sintético. Neste álbum a banda soube como fazer. Por isto convidamos a todos para ouvirem.

Sobre as músicas do álbum, o objetivo final deste blog:

Club Foot: A abertura do filme. Quando os personagens são apresentados com seus nomes, na vida real, gravados na tela.

Processed Beats: A noite. A boate. O encontro com o chefão do crime. A negociação.

Reason Is Treason: A trama esquenta. Eles descobriram o plano! A perseguição. Primeiro a pé, até o furto do carro. Fuga em alta velocidade.

I.D.: Sob a luz da lua, a surra impiedosa. Eles o alcançaram. Será que sobreviverá?

Como a trama termina? Deixe o som acessar seu inconsciente.

Sirva-se, apague a luz e aperte o play.

2 comentários:

  1. Muito curiosa, mas considerando que estou na agência ainda, achei arriscado :) vou esperar até chegar em casa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ele é ótimo pra ouvir em casa à noite! Prepare-se.

    ResponderExcluir