domingo, 18 de março de 2012

EL CAMINO - The Black Keys


Por Ernesto

The Black Keys é uma banda de dois. Bateria, Guitarra e voz. Mas ouvindo El Camino fica difícil de acretidar. Assim que li isto não acreditei e fui pesquisar. Parece que é verdade mesmo...

Acho que percebi o motivo da desconfiança. Os efeitos eletrônicos. Eles fazem milagres, multiplicam tudo. Vozes, efeitos, palmas. Mas isto não diminui a qualidade do trabalho. Pelo contrário, enriquece.

É um álbum de rock que me remete ao meio oeste americano. E eu não sei porque penso isto, nunca estive lá. Não consigo nem definir o que é o meio oeste americano. Talvez pela capa do disco. Me lembra Little Miss Sunshine, o filme daquela família que atravessa metade dos Estados Unidos pra menina participar de um concurso. 

Estradas americanas e carros antigos. É por isto. Descobri.

São as minhas favoritas:

Lonely Boy é o cartão de visitas. Foi a música, aliás, que nos despertou o interesse pela banda. Abre o álbum em grande estilo. Bastante animada. Riffs maneiros, efeitos de voz. Como todo o disco, parece que o vocalista está cantando com a turma toda.

Dead and Gone tem aquilo que precisa pra ser um sucesso: o começo: “Nana...Nana...Nanana...Nana...ôôô” Pra todo mundo cantar junto! Acho que este é o segredo. Palmas e nanana.

Hell of a Season parece a sequência de Dead and Gone, umas faixas pra frente. Acho que até o nanana cabe igual. Talvez mais rápido um pouquinho, vai. Qualquer dia vou fazer o teste.
 

Nova Baby soa como uma das novas dos Chilli Peppers. Até pela voz. Será por causa do efeito??


Por Doris Borel

Melhor música do CD: Gold on the ceiling

Escute o CD quando: você quiser um rock que te coloque pra cima e faça você se sentir super descolado.

Este é um ótimo cd pra ouvir no carro. Na verdade, quando você o colocar pra tocar, você vai achar que está dirigindo a sua Harley Davidson preta ou o seu antigo Cadillac amarelo claro sem capota em uma estrada sem curvas do interior dos Estados Unidos, o sol do início de tarde está brilhando nos seus óculos escuros Ray Ban modelo aviador e a terra vermelha está queimando dos dois lados da estrada.

Fiquei muito surpresa ao saber que Black Keys é uma banda americana formado por somente duas pessoas (vocalista/guitarra + bateria). Sim, um dupla! E Ernesto descobriu que El Camino foi um antigo lançamento da chevrolet, que é exatamente o estilo do Cadillac que eu imaginei. Se a banda fez intencionalmente, eles conseguiram transmitir a mensagem!

Espere o momento certo e escute o álbum inteiro. Você não vai se arrepender.

E das faixas, eu fiz um filme:

Lonely Boy: Você está se preparando pra sair de casa. Ritual de preparação. Cinto, jeans e jaquetas de couro preta. Bota. O Ray Ban modelo aviador. Você está pronto pra sair de casa.
Gold on the Ceiling: você finalmente entra em seu Cadillac e parte para o seu destino. A estrada está vazia e é início de tarde. Mas o caminho é longo. Só você, a estrada, e seus pensamentos.
Run Right Back: Você entrou no bar. A mesa de bilhar com o lustre irradiando a luz amarela em cima do tecido verde. Você pede o seu shot no balcão. Olhares mal encarados voltados pra você.
Sister: no bar, você encontrou quem estava procurando. E espera o momento certo para se aproximar.
Hell of a Season: você volta para o seu Cadillac. Sozinho. Já é noite. Muitos pensamentos passando pela sua cabeça.
Mind Eraser: Você está no estacionamento, parado ao lado de seu Cadillac, cigarro aceso na mão. O céu estrelado. E a pessoa esperada, inesperadamente, aparece ao seu lado para falar com você. Será que voltarão juntos pra casa? O resto fica por sua conta.

Um comentário:

  1. Muito bom o som. Já tinha ouvido Gold on the Ceiling, mas não conhecia a banda.
    Pequena Miss Sunshine foi ótimo. É o mesmo furgão...

    ResponderExcluir