domingo, 4 de março de 2012

THE KING IS DEAD - The Decemberists


Por Doris Borel

Melhor música do CD: Down by the water

Escute o CD quando: você quiser ouvir um rock interiorano que acalme o seu final de tarde

Quando Ernesto decidiu montar a banda dele para tocar em seu aniversário de 30 anos eu indiquei Down by the Water pra ele incluir na lista de músicas do show. Pelo fato de ter gaita, a música foi vetada (montar a banda já foi um marco, ter alguém que tocasse a gaita ia ser um pouco demais).

Como eu gostei muito de Down by the Water fui conferir se o álbum todo valia a pena. E a surpresa foi boa! Sabe quando o cd acaba e você se pergunta: mas já? Pra mim foi assim. Fiquei muito tempo pensando em como traduzir a banda em palavras, e talvez a forma mais fácil seja através de algumas características como: o uso de instrumentos menos convencionais (acordeão, por exemplo), o sotaque caipira (que vai levar você pro interior dos Estados Unidos), o toque country que eles fundiram junto ao rock, a forma como as músicas te fazem pensar na vida (mesmo sem saber ao certo o que as letras estão dizendo).

Todas as músicas de The King is Dead foram escritas pelo vocalista dos Decemberists. As letras são mais difíceis de entender, pois ele usa palavras menos comuns e dá pra perceber que ele quer passar uma mensagem em cada uma delas. Sabe quando o professor escolhe uma música pra discutir no curso de línguas que toma a aula inteira e muitas vezes você sai sem saber se a mensagem era mesmo aquela? É mais ou menos isso aí.
Sobre algumas das faixas:

Rise to Me: a melodia é muito boa (categoria das lentas), faz pensar na vida. Gosto da parte "My Darling, my sweetheart", note o sotaque.
Down by the water: é o rock mais animado do cd, uma delícia de ouvir. Dá vontade de cantar junto!
All Arise!: você vai se sentir em uma festa junina ou em pleno velho oeste americano, com direito a camisa xadrez e tudo mais. É meio country, meio rock, bem animadinha.
Dear Avery: essa é mais lenta e a batida é bem country. Encerra o álbum com chave de ouro.
 
Por Ernesto

Um álbum de violões. Tá certo, tem gaita, acordeon, uma guitarrinha aqui outra ali, outros instrumentos de corda. Mas é um álbum de violões. Pra quem toca, pra quem gosta. Naquele estilo em que todo mundo canta de pé, balançando a cabeça pra lá e pra cá. Até os que ficam sentados acompanham com o pé. E tocam os seus violões, é claro.

Esta é a imagem que tenho das músicas, na medida em que elas vão passando na vitrola. Umas mais animadas, pra cantar com os amigos na sala da casa de campo (e eles seguido nas palmas!). Outras mais lentas, pra tocar sozinho no quarto, com a porta fechada. Não importa o público, em The King is Dead temos uma companhia. O violão. E a gaita, vai. Para os que se sentirem solitários.

Confesso que em dois ou três momentos, ouvindo as músicas, a imagem do The Corrs apareceu na minha mente. Foram flashes apenas, mas me assustei um pouco. Menos com as moças irlandesas da banda, que são bem bonitas por sinal, e mais com a lembrança sonora. Foi automático. Não tive como evitar. Mas passou. A impressão passa. Basta continuar tocando o violão.

Down by the water, pra mim a melhor do álbum, é daquelas músicas que dá vontade de aprender a cantar e a tocar. E chamar todo mundo pra cantar junto, em coro. Deve ficar muito bonita com muita gente cantando junto. Só de ouvir na gravação as duas vozes juntas já dá uma ótima impressão.

June Hymn e Rise to Me seguem, por ordem, na lista das preferidas. Obviamente que as lentas teriam um grande destaque. Ainda mais no violão. Fica bem bonito. E combinam com as gaitas.

Ta aí uma boa combinação. Os Decemberists descobriram e fizeram um álbum que vale a pena ser ouvido. E acompanhado. Por isto não se acanhe. Pegue seu violão, a sua gaita, e venha para a festa.

2 comentários:

  1. OI, adorei a Down by the water mesmo! Muito boa, apesar de eu não tocar violão tenho tardes wem que quero esquecer de tudo!

    As referências de vocês estão muito boas, vocês tem muito bom gosto!
    Beijos
    Joyce

    ResponderExcluir
  2. THE KING IS DEAD....confesso que qdo vi fiquei curioso para ouvir o som. Apesardos comentários no blog, achei que um trabalho com este nome poderia ser meio down....Comecei a ouvir CD depois de um dia tumultuado e Doris vc estava certa....acalma o seu final do dia... Down By The Water salvou o meio dia......

    Prado

    ResponderExcluir