domingo, 8 de abril de 2012

GOOD THINGS - Aloe Blacc



Por Ernesto

Good Things
é uma viagem ao passado. Aos anos 70, mais precisamente. Vozes, melodias, instrumentos. Em vários momentos ao longo do álbum a lembrança daquele tempo é instantânea. Os anos de glória da música negra. Grandes intérpretes, grandes grupos. Motown. É isto, um álbum que poderia ter sido lançado pela clássica gravadora de Detroit. Ele tem aquela soul-music bem característica, que identificou toda uma geração, de The Temptations a Marvin Gaye.

Obviamente que o fato dele ter sido lançado em 2010 apresenta-se incorporado em algumas faixas de sonoridade mais moderna como Life So Hard, por exemplo. 

As guitarras são muito bem marcadas em todo o álbum. E muito boas também. Sem exageros, o que é ótimo. O wah-wah é o companheiro quase inseparável delas.

O álbum começa com I need a dollar, o primeiro single e que, aparentemente, fez o maior sucesso comercial de todas as músicas. Mas vale ser ouvido pelas demais:

Take me Back tem uma batida de filme policial dos anos 70. Em You Make me Smile a batida característica soma-se à metaleira no refrão. Politician tem uma introdução que poderia ser muito bem o tema de Chips: “Policiais americanos em suas poderosas motos, arrancando suspiros das adolescentes”.

Femme Fatale é daquelas bem bonitas. Bonita e sensual. Dá pra imaginar a cena. A dama caminhando por entre a fumaça do gelo seco. O vestido balançado. E a rapaziada toda babando.

Um disco de soul music sem excessos no qual todas as faixas passam agradavelmente. Coloque na vitrola e deixe rolar.

Por Doris Borel

Melhor música do CD: You Make me Smile

Escute o CD quando: você quiser voltar no tempo das calças boca de sino

Talvez você nunca tenha tido aquelas calças boca de sino de veludo coloridas, mas se olhar o álbum de fotografias dos seus pais vai entender do que eu estou falando (bom, tudo vai depender do ano que você nasceu, claro). Camisa estampada semi aberta, talvez um colar dourado pendurado no pescoço, calça boca de sino de veludo verde musgo, e claro, o penteado do momento. Gosto de álbuns que levam a gente para uma época diferente, mesmo que nem seja uma época do nosso passado. O curioso é que esse álbum foi lançado em 201o e Aloe Blacc nasceu em 1979. Talvez ele seja daqueles que se sinta deslocado no tempo, que nasceu no ano errado. De qualquer forma, ele deu um jeito de voltar ao passado, com a batida e estilo dos anos 70.

Mas não se engane, Good Things não é álbum anos 70 de ir pra pista, é mais som ambiente mesmo. Eu gosto de ouvi-lo quando estou cozinhando. E recomendo!

Sobre algumas das faixas:

I need a dollaré uma das mais conhecidas do cd, talvez você já tenha ouvido essa no rádio. É boa! Hey, hey.
Goods Things: o efeito da guitarra que dá o tom da calça boca de sino, quando você ouvir, vai entender o que eu estou dizendo
Take me Back: nessa eu imagino a gangue andando pela cidade, com a calça e estilo que eu descrevi ali em cima. Lord, Take me Baaaaaaaaaaack
You Make me Smile: essa música é uma gracinha! De amor incondicional, como ele mesmo diz na letra.  
Politician: Música papo cabeça, com ritmo e batida bons. Gosto bastante dessa, recomendo.
Momma Hold my Hand: Essa é mais lenta, mas eu gosto muito. Relação de mãe e filho, em diferentes momentos da vida. Bonita letra, bom som!
Hey Brother: essa é muito anos 70. De novo o efeito da guitarra!
Green Lights: feche os olhos e sinta a música. Ainda que não seja uma daquelas músicas super animadas de ir pra pista, dá vontade de dar aquela dançadinha, sentado mesmo.
Miss Fortune: essa é mais puxada pro hip hop, mas também tem um "q" de reggae. Não sei porque, mas eu gosto! É o meu lado black falando mais alto... hahaha.

Um comentário:

  1. Realmente uma delícia de cd pra ouvir fazendo outras coisinhas mais silenciosas! Faz a mente viajar e o corpo dançar sem a gente perceber!! Ah Doris...adorei o seu lado Black!
    Joy

    ResponderExcluir