domingo, 15 de abril de 2012

BELLE & SEBASTIAN WRITE ABOUT LOVE - Belle & Sebastian


 
Por Doris Borel


Melhor música do CD: Sunday´s Pretty Icons

Escute o CD quando: você quiser acalmar a alma (profundo!). Mas, se você estiver numa fase deprê e não quiser curtir fossa, evite.

Talvez você ache estranho a forma como eu vou começar este post, mas neste álbum já adianto que tem três músicas que não gosto, e pra piorar, duas delas são as primeiras faixas do Write About Love (o que deixa o cd pouco convidativo). Então, por que ele entrou no blog? Bem, como você já deve imaginar a resposta, as outras músicas valem bastante a pena. Não gosto de I didn´t See it Coming, Come on Sister e I´m not living in the Real World. Sei lá, sabe música sonsa? Mas não se deixe influenciar, escute as músicas e veja se você concorda comigo ou não. Afinal de contas, gosto é sempre muito particular.

Belle & Sebastian capricha bastante nas mais lentas. Acho que é onde eles se encontram nas músicas. Mas eles também tem um bom repertório das animadas mais contidas (que anima o espírito, mas o corpo nem tem vontade de se mexer... classificação minha, claro). O que eu gosto bastante deles é que sempre tem uma mistura de voz masculina com feminina, seja como dueto ou como segunda voz. Na primeira metade do álbum você vai encontrar mais músicas lentas e na segunda mais animadas contidas. Nós até chegamos a ouvir outro cd deles, mas de longe, esse é muito melhor. Escute e veja se você aprova. Eu gosto muito!

Sobre algumas das faixas:

Calculating Bimbo: lenta no seu melhor.
I want the world to stop: foi através dessa música que chegamos no cd. Gosto bastante, é do grupo das animadas contidas.
Little Lou, Ugly Jack, Prophet John: Nessa, eles trouxeram a Norah Jones pra cantar junto. Se você conhece a Norah Jones, já pode imaginar a pegada da música. Categoria das lentas, claro.
Write About Love: bem animada, talvez a mais animada do álbum todo. Essa até dá vontade de dar uma dançadinha. Dueto! Essa eu sempre canto junto quando tô ouvindo no carro.
The Ghost of Rockschool: Vento da primavera batendo no rosto!
I can see your Future: Das animadas contidas, essa até dá vontade de balançar o pezinho...hahaha.
Sunday´s Pretty Icons: pra fechar com chave de ouro.

Por Ernesto

Belle And Sebastian sempre foi um nome que ouvi com certa desconfiança. Músicas estranhas para um povo místico, eu pensava.  Não sei se pelas capas dos CDs, pelo nome do conjunto ou pelo fato de não conhecer ninguém que gostasse. Sem ouvir eu os associava a Bjork, não sei o porquê. E Bjork, convenhamos, não dá! Na dúvida era melhor não arriscar.

Entretanto, nos intensos trabalhos de pesquisa para nossas publicações, deparamo-nos com esse desafio: ouvir e comentar Belle And Sebastian. Fui até atrás de conhecer um pouco da história. Descobri que o primeiro álbum desta dupla de escoceses foi resultado de um trabalho de conclusão de curso. Interessante. Eram boas credenciais. Vamos ouvi-los.

Write About Love confirmou minha expectativa, apesar de ser um pouco mais animado do que eu imaginava. Por vezes até dá pra dar aquela balançadinha na cabeça. Não sei se neste momento da carreira eles estão mais animados. O mundo todo parece estar mais animado.

Até pensei em procurar os álbuns mais antigos pra tentar confirmar a minha impressão.

Talvez em outro momento.

Come on Sister tem uma parte legal. É divertida. I want the world to stop até tocou no radio. Bacana. Little Lou, Ugly... tem a Norah Jones. Uma boa, das lentas. Write About Love é um Iê Iê Iê moderno. Interessante.

Mas não sei. Os arranjos me lembram um pouco canções do Amado Batista.
 
Amado Batista e Bjork! Belle And Sebastian.

Não tenham medo. Ouçam.

3 comentários:

  1. Ei...não falem mal deles, meu!!! Acho bem legal, tem umas músicas muito boas tipo If she wants e get me away from here (das poucas que eu conheço rsrsrs). É ótimo pra curtir uma fossa mesmo!!! Pô e que desaforo falarem mal da Bjork!!! A mulher é mega ousada com uma voz linda e mistura música com experiências visuais que são demais...assim, acho que não rola ouvir um cd inteiro dela, talvez um show fosse um bom começo pra começar a gostar, mas músicas em uma seleção legal até rola!
    Apesar de não concordar muito com a opinião de Doris e Ernesto gostei da "apimentada"!!! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Hahaha... adorei os comentários encorajadores de Doris e Ernesto! Fiquei pensando se deveria ou não ouvir... enfim, ouvi.
    Bom para curtir uma fossa, verdade... mas curti!
    Bjs, Cack.

    ResponderExcluir
  3. Calma aí, eu não falei mal, quem falou mal foi o Ernesto! Confesso que fiquei um pouco indignada com a comparação dele com o Amado Batista e a Bjok, porém, cada um escreve o que quer no post, liberdade de expressão...hahaha. Público, não desanime! Beijo, Doris

    ResponderExcluir