domingo, 10 de junho de 2012

EVO JE BANJA - Goribor



Por Doris Borel

Melhor música do CD: Prati i cuti

Escute o CD quando: você quiser um rock alternativo meio do submundo (e que você não se importe de não entender nada do que está sendo dito nas músicas)

Acreditando que todo país deve ter algum artista com música boa que não esteja no foco internacional, procuramos algum na Croácia durante a nossa última viagem. Mas, para nossa surpresa, o que mais tocava nos restaurantes era Eros Ramazzotti e, algumas vezes, até Michel Teló. Em Split, entramos em uma loja de cds e começamos a nossa busca... olha aqui, fuça acolá e nada de saber o que poderia ser bom. Para não sair comprando um monte de cds ruins, Ernesto pediu para o atendente da loja nos indicar algum cantor/banda croata que fosse boa, de sucesso local. Bom, ele escolheu um cd caro (cerca de 40 reais) e colocou Goran Karan para tocar. Eu já notando que Goran Karan não tinha agradado Ernesto, fiquei só esperando para ver se ele iria comprar o cd ou não (pra não ficar chato, sabe como é). Mas, ele definitivamente não gostou e não levamos nada: "Pô, Goran Karan não dá!!!"...hahaha. Bom, em Zagreb, continuamos não achando nada, mas eu notei que em todas as lojas de cd tinha o anúncio do lançamento de um que tinha um garfo na capa. Tentei gravar o nome e só me lembrei de "Goribor". Quando estávamos na Eslovênia, já no hotel, procuramos Goribor no Youtube para ouvir e...voilà. Mas, a nossa descoberta maior foi: Goribor é uma banda da Sérvia e não da Croácia. Talvez por isso o atendente da loja não tenha apresentado Goribor para gente... Bom, decidimos então trazer algo da antiga Iugoslávia pra vocês, já que visitamos a Croácia, Eslovênia e até cruzamos a fronteira da Bósnia. E eu tenho me perguntado: será que Djokovic gosta do Goribor?

Evo je Banja é um álbum com dois cds de 8 músicas cada. O vocalista canta de um jeito bem particular, meio que sussurando. Como eu não entendo nada do que ele diz, fico só imaginando o que ele tá falando... talvez protestando sobre alguma coisa, reclamando da política, das marcas da guerra... maior viagem. Uma coisa ou outra eu acabo traduzindo no google tradutor, mas a música inteira é bem difícil, também porque a letra é meio difícil de encontrar. Mas talvez seja melhor nem saber o que ele tá dizendo... aumentem o som e curtam Goribor.

Sobre algumas das faixas:

Voznjica: primeira música do CD1, instrumental. Já dá o tom do estilo de música que você vai ouvir. Não tenha pressa, pois a música é longa.
Burle: começa com uma batida meio estranha, mas é boa essa! e dá-lhe sussurro.
Kisa: quando escuto essa música me sinto em um daqueles bares com iluminação fraca, à noite. Vá para o balcão e peça a sua bebida.
Moje Misli: meio matrix, meio nave espacial. Gosto! Vou procurar saber o que ele está falando pra tentar cantar junto.
Pocetka: eu gosto muito de duetos e essa música é a segunda melhor do álbum pra mim! Goribor só nos sussurros.
Svi ti Ljudi: essa música é péssima, chega a ser engraçada. Ele fala mil vezes a mesma coisa! Virou motivo de piada aqui em casa.
Ti i ja: imaginei certo, 'ti i ja' é "você e eu". e parou por aí minha compreensão da música...hahaha. Música muito longa, gosto médio dessa.
Uzalud se Budis: essa dá até pra dar uma dançadinha na pista. Mas ele também repete muitas vezes a mesma coisa.
Ljubavi moja: parece que estão caindo bombas, música estranha! Parece que ele tá sofrendo muito. Parece que ele diz: "eu vou-me embora, emboraaaa"...hahaha. Mas na verdade "Ljubavi moja" é "meu amor" segundo o Google tradutor. Tô achando que o Goribor é uma banda romântica.
Niko nije kriv: gosto dessa. animada, bom ritmo! E quer dizer "ninguém para culpar" (tudo segundo o Google Tradutor, vale lembrar)
Prati i cuti: foi por causa dessa música que nos interessamos mais pelo Goribor. Mais devagar, parece um mantra... muito boa.
Uziman: essa é aquelas que eu chuto que fale sobre a guerra, ou esteja passando alguma mensagem subliminar. Pro Ernesto já virou 'Lucimar'...hahaha
Tren: também gosto dessa. Mais estilo som ambiente.
Ne racunajte na nas: que quer dizer "não conte com a gente". Ele dá um tom de sofrimento, mais estilo deprê. Mas eu gosto dessa também!
 
Por Ernesto

No último mês de maio estivemos em jornada nos Balcãs para descobrir os mistérios desta região tão particular da Europa. Obviamente que não podíamos deixar de pesquisar algum som característico da região. Vendedores de discos apresentaram-nos Goran Karan, uma espécie de José Augusto croata. Agradecemos. Depois deste incidente preferimos pesquisar por conta própria e encontramos Goribor. Ufa!
 
Não que esta seja uma banda fundamental na sua discoteca. Tampouco Evo Je Banja é o álbum do ano de 2012. Mas é curioso ouvir rock sérvio. E até agora eu estou tentando compará-lo com algum outro som. Tá difícil. Deve ser pelo idioma...
 
É curioso não entender absolutamente nada do que o cantor fala. A gente fica viajando no som tentando captar o sentido da letra pelo ritmo. Com o tempo dá até pra arriscar umas frases pra cantar junto: em Moje Misli (“Meus pensamentos”, pra você que não fala a língua), por exemplo, tenho o refrão:
 
“DINEJNAS DINEJNAS SKATA A MOJE MISLI LOBES BELE”
 
Tirei de ouvido. Tô aprendendo a língua. E até dá pra imaginar os pensamentos martelando na cabeça do cantor. Com este refrão isto fica claro. Falaí.
 
A música é boa, a propósito.
 
Početka (“Começo”, com este acento estranho mesmo) é uma bela canção. Um dueto, no qual nosso cantor repete as falas da moça. Achei bela porque é lenta e em dueto. E pela mensagem, também.
 
Sem falar na melhor. Prati i ćuti. Um blues sérvio. Puro. 
 
Legal mesmo é ouvir as músicas com o nome escrito do lado e tentar descobrir em que momento o cantor vai falá-lo. Fica a dica pra quem tiver curiosidade. E tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário